Espasticidade

A espasticidade é resultante da lesão nas vias dos neurônios motores superiores, causando ausência da influência inibitória que este causaria na musculatura. Como consequência disso, ocorre um estado de hipertonia da musculatura caracterizado por contração muscular excessiva, clônus (tremores ao se estimular o arco reflexo)e às vezes movimentos involuntários. Podem ser sequelas de lesões no cérebro como AVC , traumatismo craniano e lesões por arma de fogo, ou na medula (Traumatismo raquimedular, esclerose múltipla), ou em crianças com anormalidades congênitas (Paralisia cerebral, disrrafismos espinhais como mielomeningocele). 

Tratamentos cirúrgicos

Além dos tratamentos clínicos medicamentosos disponíveis (como baclofeno por exemplo), existem em casos de difícil manejo, alternativas cirúrgicas. Uma delas é a colocação de uma bomba de infusão de baclofeno. Será realizado um teste inicial para saber se existe resposta ao baclofeno intratecal ( nem todos os pacientes respondem), e caso haja melhora da espasticidade pode ser indicada a colocação de uma bomba de infusão sob a pele (abdome em geral), ligada à coluna, injetando medicação diretamente no liquor. 

Outra alternativa é a realização da rizotomia dorsal seletiva, onde se faz a lesão de um determinado percentual ( em geral em torno 60 %) das raízes sensitivas. Pode ser indicada em casos selecionados, com  bons resultados.

Alguns procedimentos que foram realizados na década de 60 e 70 como a dentatotomia cerebelar podem novamente ser reativados à luz da estimulação cerebral profunda. Ainda não é feita de rotina, mas é um campo promissor para o futuro. 

 

 

Para saber mais sobre procedimentos para espasticidade, visite o nosso site parceiro neste link. 

Dr. Eduardo Alho, médico neurociurgião

Contatos:

Clínica de Dor e Funcional- CDF

Rua Mato Grosso, 306 - cjs. 501 e 1306 B -

Higienópolis - São Paulo

Tel: +55 (11) 3151-3897

Whatsapp: +55 (11) 3151-3897

Website e agendamento online: http://clinicadedorefuncional.com.br

CPneuro

Praça Amadeu Amaral, 27, cj 31

Bela Vista - São Paulo 

Tel: +55(11)3263-1325 /3263-1327

       

© 2018 por Eduardo Alho. 

Higienopolis.png